DIY Retratos profissionais – Headshots

Muitas vezes, de ultima hora, precisamos de um retrato, com aquela cara e tom mais profissional. Mas e aí?

Nem sempre temos um fotografo de confiança que você sabe que pode chamar as pressas, nem sempre estamos preparados financeiramente para agendar uma sessão de um dia para o outro.

Então você tem 2 opções:

Ir numa lojinha de foto fazer uma 3X4, ou…

Fazer você mesmo seu retrato!

E é aí que surgem as maiores dúvidas.

Fazer selfie? Nem pensar… isso não é nada profissional, nem mesmo se vc for um influencer em mídias sociais.

Eu fotografo retratos para diversos tipos de profissionais, mas uma coisa 98% tem em comum, o medo da camera!

Então, a primeira dica é: Relaxe e pense que o pior que pode acontecer é você não gostar e apagar a foto. Simples, não?

Próximo passo, segunda dica importante: Limpar as lentes do celular. Sempre manuseamos os aparelhos e até fazemos fotos, mas esquecemos que aquela pecinha chamada lente, precisa estar limpinha para fazer uma foto com a qualidade linda que os telefones possuem atualmente.

Terceira dica: Escolha uma roupa de cor neutra. Se você conhece sua cartela de coloração pessoal, se guie por ela. Caso contrário, busque alguma cor que te pareça neutra o bastante. Não estamos aqui para vender roupas, portanto nada de usar cores e estampas que aparecem mais que seus próprios olhos!

Então, aqui tem algumas dicas para você consegur fazer sua melhor foto, de forma prática e com um bom resultado.

Dica número 4: Procure no seu ambiente, um posicionamento onde a luz natural favoreça. Mas o que é isso Carla?

A Luz natural, quando não direta (Sol direto) ameniza sombras e ilumina com mais suavidade, para uma bom retrato sozinho, sem recursos profissionais, é essencial que a luz seja abundante. Quando achar esse local, ligue a câmera de selfie, e vá usando como um espelho, para identificar o melhor posicionamento seu com relação a fonte de luz (janelas, varandas).

Nesse ponto, pode ser interessante você ter a consultoria de um fotógrafo à distância, que através de uma vídeo chamada, ira identificar para você a posição ideal. Mas também é legal usar um tripé ou suporte para cel caso tenha um.

Dica 5 ou como efetivamente fazer a foto: usar timer, controle remoto, ou o recurso de ativar a câmera com um aceno.

Caso você não saiba qual desses recursos você tem, antes mesmo de começar, junto lá com o momento de limpar a lente, verifique o que seu aparelho oferece. Timer, certamente todos tem. A opção do aceno, é muito eficiente pois ela ativa um timer, à distância. Na minha opinião, para fotos profissionais ela é a melhor, pois de dá tempo de voltar para a pose. O controle remoto é uma opção prática, mas ele pode aparecer na foto, dependendo da posição das mãos.

Pronto, você já pode fazer sua foto!

Para dicas de pose, teremos um outro post!

A linguagem corporal é muito importante e deve estar ligada totalmente a sua profissão. E é nessa questão que o trabalho de um bom fotógrafo pode te ajudar muito, seja numa sessão ou numa consultoria a distância.

Gostou? Usou as dicas? Então me escreve contando! Me mostra seus resultados! Vou adorar ouvir sobre sua experiência com auto-retrato!

Auto-retrato, feito com o celular, com moça ruiva sentada de lado num banco, numa varanda de casa de campo
Essa sou eu, testando o controle remoto novo, numa varanda que adoro, onde a luz da tarde é linda! Celular apoiado num suporte dos que te uma “garra” preso no braço do banco.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *